Antes de começar a ler o segundo parágrafo deste artigo peço, que feche os olhos e tente lembrar quais as revistas que você costuma colocar na recepção da sua clínica, ou melhor, se conseguir esperar para ler o artigo completo, confira quais as revistas expostas atualmente na sua recepção. Vamos ver se eu consigo adivinhar algumas? Se a minha intuição estiver correta, na recepção do seu consultório já teve (ou têm!) pelo menos três destas revistas que irei citar: Caras, Contigo, Quem, Veja, Época, Marie Claire, Cláudia, Nova, Elle, Auto Esportes, Quatro Rodas, Casa e Jardim, Casa Cláudia, Arquitetura e Construção, Boa Forma, Viagem, Adega, Exame, Super Interessante, entre outras.
Agora eu te pergunto: Você vende sorrisos na sua recepção? Será você está aproveitando o tempo que o seu cliente passa na sua recepção para vender a cultura do sorriso saudável? Você já parou para pensar que as revistas e livros expostos na recepção são ferramentas importantíssimas para ajudar o cliente na decisão de compra?
Para ilustrar melhor o meu pensamento vou contar uma pequena história:
A paciente vai pela primeira vez no dentista, onde o profissional realiza a consulta inicial, solicita alguns exames para preparar o plano de tratamento e fala sobre os recursos mais modernos que existem hoje na odontologia, para deixar o sorriso do paciente saudável e bonito.
Entre idas e vindas da paciente indecisa, acontece o seguinte diálogo:
- Doutor, estava na dúvida entre fazer um implante ou viajar para o Caribe. Mas após as longas esperas na sua recepção, decidi finalmente o que vou fazer!
- É mesmo? Quem bom, então decidiu fazer o implante dentário! Fico feliz de tê-la convencido que a sua saúde é muito importante.
- Não doutor, DECIDI IR PARA O CARIBE!!!Durante as minhas vindas ao seu consultório, pude ler várias matérias da Revista Viagem, edição especial sobre o Caribe, e fiquei encantada com tudo que li! Posso pegar a revista emprestada? Prometo que assim que terminar de ler eu devolvo.
Essa historinha, é apenas para mostrar que muitas vezes o profissional da odontologia não observa os detalhes e, não pensa estrategicamente. O principal concorrente do dentista não é o dentista da esquina, mas a viagem para o CARIBE, a roupa que a atriz está vestindo na revista de moda, o carro que acabou de ser lançado na revista especializada, entre outros produtos e serviços que estão estampados constantemente em revistas, livros e jornais.
Não quero que você elimine todas as revistas que citei acima, pelo amor de Deus! Vamos pensar, ok? Apenas desejo que você comece a observar, de uma forma inteligente, sua recepção. Escolha revistas, livros ou qualquer outra ferramenta, que possa trabalhar a odontologia com bom humor, alegria e positividade, na mente do seu cliente. Venda sorrisos bonitos, felizes e saudáveis na sua recepção!
Na maioria das vezes o tratamento odontológico é uma compra planejada. O paciente fica naquela dúvida: Faço os implantes ou compro um carro? Faço o clareamento ou a escova progressiva? Coloco aparelho ortodôntico ou entro para academia?
É importante mexer com o emocional do cliente, mostrar para ele a importância do sorriso e da alegria de poder sorrir sem medo.
Você pode ter revista de moda, de fofoca, de cultura geral, entre outras. Mas é importante ter um conteúdo que foque nos tratamentos odontológicos, sorrisos, auto-estima e felicidade.
Atualmente, temos uma infinidade de revistas e livros sobre assuntos interessantes para colocar na recepção de uma clínica odontológica. Citarei alguns para ajudá-lo a VENDER SORRISOS NA SUA RECEPÇÃO.
Revista Sorria – É uma revista que fala sobre a alegria de viver, com assuntos descontraídos e histórias emocionantes de pessoas felizes. Você encontra a Revista Sorria na Drogaria Raia por apenas R$ 2,50, e ainda ajuda o GRAACC. É uma revista do bem.
Revista Bons Fluidos – É outra revista super positiva, o nome já diz tudo!
Sorria, você está sendo curado – Um livro que fala sobre os benefícios do sorriso para o corpo e a mente, com um conteúdo divertido e super interessante.
Mude seu Sorriso: Este livro é um atlas explicativo e demonstrativo para pacientes.
Publicado desde 1984, sendo um sucesso de vendas em todos os idiomas que saiu.
Publicado desde 1984, sendo um sucesso de vendas em todos os idiomas que saiu.
Projeto Sorriso Natural – O livro do Baratiere possibilita que os pacientes conheçam algumas alternativas de tratamento dentro da Odontologia Restauradora, com uma linguagem simples e direta.
Sorriso Modelo – Um livro que traz dicas para valorizar o rosto e conservar os dentes bem tratados, além de mostrar a transformação de celebridades. É um livro muito bem feito.
Além dessas revistas e livros que citei, é importante pesquisar nas diversas livrarias espalhadas pelo Brasil: livros com mensagens positivas, frases para melhorar o humor, piadas, livros de imagens que despertem o sorriso de quem ler, etc. Você também pode criar o seu próprio livro de sorrisos: com matérias, artigos, imagens divertidas, fotos da equipe e dos pacientes, enfim, as possibilidades de tornar sua recepção um lugar de sorrisos são infinitas. Vamos lá, acredito em VOCÊ!
Muitos sorrisos!
Sobre a Autora:
Nísia Teles
Graduada em Marketing.
Especialista em Marketing para Dentistas.
Experiência de 12 anos na área odontológica.
Sócia fundadora do Markentista – Marketing & Design para Dentistas.
Idealizadora e Coordenadora do Clube Markentista – Cursos e treinamentos.
Realiza treinamento de equipe em Clínicas Odontológicas.
Ministra cursos e palestras sobre Marketing Odontológico.
Autora de diversos artigos sobre Marketing Odontológico.
Graduada em Marketing.
Especialista em Marketing para Dentistas.
Experiência de 12 anos na área odontológica.
Sócia fundadora do Markentista – Marketing & Design para Dentistas.
Idealizadora e Coordenadora do Clube Markentista – Cursos e treinamentos.
Realiza treinamento de equipe em Clínicas Odontológicas.
Ministra cursos e palestras sobre Marketing Odontológico.
Autora de diversos artigos sobre Marketing Odontológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário