Como dizia o poeta Fernando Pessoa, se a morte é a curva da estrada, morrer é só não ser visto. Existe uma máxima na publicidade que diz que 50% (cinquenta por cento) do investimento é acertado, 50% (cinquenta por cento) não. O grande dilema é saber exatamente qual é a metade certa.
Em sendo assim, todo profissional, toda empresa, precisa buscar formas de divulgar a sua imagem, os seus produtos. Faz-se necessário, então, que busquemos formas eficazes e com menor custo possível para que possamos divulgar aquilo que fazemos, que temos de melhor. Dentro desse prisma, torna-se pertinente a busca por novos canais, novas mídias com alto impacto e baixo custo. A notícia boa é que elas existem. Só precisamos aprender a utilizá-las.
Uma dessas mídias mais promissoras, hoje, é o Twitter (sabendo usar, é claro). Já existem pessoas que o amam e outras que o odeiam. Dentre as que odeiam, a maioria ainda não aprendeu como usá-lo. O twitter é considerado por uns como um microblog. Outros acham que não. Pode, também, ser comparado, em parte, com o Orkut, visto que você tem sua rede de relacionamento. Uma das mais importantes diferenças é que você segue pessoas e pode ser seguidos por elas. E o que isso tem a ver com cirurgiões dentistas?
Bem, para responder a essa pergunta, é importante dar uma idéia de como o Twitter funciona. Depois de fazer um breve cadastro (HTTP://twitter.com), você tem acesso a sua página inicial, onde aparece um espaço com, no máximo, 140 caracteres, para você preencher. Aparece, também, uma frase acima do espaço de preenchimento de sua frase que diz assim: what you are doing (o que você está fazendo)? Muitos o usam respondendo exatamente a essa pergunta com coisas do tipo: vou tomar banho; estou almoçando; vou dormir e assim por diante.
Porém existem muitas outras formas de nos comunicarmos com nossos seguidores no Twitter. O cirurgião dentista pode usar o espaço para colocar dicas sobre saúde bucal, frases de inspiração, recados para seus pacientes como promoções do consultório, atualizações de seu blog ou site (com link), enfim, o que sua criatividade permitir. Então, a cada recado postado, a página de seus seguidores (pacientes e amigos) é atualizada e o seu recado aparece como a primeira mensagem (em ordem cronológica). Caso você estabeleça a disciplina de postar uma frase a cada dia, você será lembrado (de uma forma rápida, mas muito efetiva) exatamente por aquelas pessoas que interessam a você (profissionalmente falando).
Muitas empresas, personalidades e sites já aderiram ao Twitter, como o próprio odontosites (que sou seguidor) – HTTP://twitter.com/odontosites – o Globo Esporte, o site Administradores.com, o técnico do Corinthians Mano Menezes (Considerado pelo jornal Inglês The Daily Telegraph como Top 10 usuários internacionais mais influentes do Twitter). Enquanto escrevo este artigo, Mano já consta com mais de 338.500 (trezentos e trinta e oito mil e quinhentos seguidores). Depois de muito estudar o melhor modo de aderir ao sistema, também estou no twitter (HTTP://twitter.com/coltri). Coloco diariamente frases de inspiração (na maioria versos de canções), agenda importante e recados para grupos que atendo (turmas de faculdade, palestras proferidas etc), divulgo a publicação de meus artigos (semanalmente no jornal A Gazeta de Cuiabá e mensalmente no Odontosites, fora os esporádicos), cursos promovidos etc.
De qualquer forma, é importante que o conteúdo de sua página passe para o seu público quem você é, a imagem que quer transmitir. Bom, se é assim, então como conseguir seguidores? Obviamente, divulgando o seu endereço. Coloque em seu cartão de visita, no quadro de aviso na clínica, nos seus materiais de divulgação de um modo geral, um link na página inicial do seu site (há um site que cria a logo para você divulgar no seu site: www.twitlogo.com) etc.. O fato é que não importa muito a quantidade, mas sim a qualidade de seus seguidores. O que você precisa é que a maioria de seus seguidores faça parte de seu público alvo. Em termos de relacionamento com clientes, o Twitter permite que você se comunique com eles de uma forma muito barata e constante.
Sempre que colocamos ideias de uso de ferramentas, de tecnologias, ficam algumas perguntas no ar: isso vai resolver a minha vida? É claro que não; Vai ajudar a conquistar clientes? Não sei, mas a chance é grande devido ao público atingido; Vai dar tudo certo? Pode ser que sim, pode ser que não. No fundo, diante do medo do novo, podemos utilizar e adaptar a frase dita por Pompeu, general romano, que viveu 106 a 48 a.C., aos marinheiros, amedrontados, que se recusavam viajar durante a guerra: “Navigare necesse; vivere non est necesse”. Fernando Pessoa traduziu como “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Devemos, então, juntar os dois e adaptarmos para a nossa situação e responder a nossa inquietação: navegar é preciso (necessário), viver não é preciso (não é exato). Precisamos trilhar nosso caminho, fazer coisas novas, navegar pela vida (e pela internet, até), mesmo sabendo que as nossas decisões, as nossas atitudes não trarão resultados exatos. Eu, assim como o Odontosites, espero você no Twitter.
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