Para definir o momento certo de distribuir um brinde, deve-se conhecer todos os benefícios que eles podem trazer. É importante analisar algumas categorias de receptores mais importantes.
Funcionários:
Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus funcionários são:
- Produtividade acima do esperado
- Melhor atendimento
- Aumento da lealdade
- Sorrisos alegres
- Atitudes proativas
- Menos reclamações
- Desejo em continuar na clínica
É difícil especificar o VALOR monetário para cada uma dessas situações, mas o VALOR intangível será de grande importância para clínica e conseqüentemente para o cliente.
Quando um funcionário não se sente valorizado pelo seu trabalho ele começa a ter menos motivação para oferecer um serviço excepcional. Se o funcionário sente-se explorado, pode prejudicar a clínica de diversas formas. Esse tipo de ambiente pode custar muito a qualquer clínica odontológica.
Brindes para festas, aniversários e datas especiais são pequenos investimentos que muitas vezes revertem quadros de insatisfação. Mas, se um funcionário estiver desmotivado e receber um brinde que não traduza o reconhecimento de sua importância para clínica, o efeito pode ser pior. Por isso cuidado para fazer algo que realmente tenha seu objetivo alcançado.
Quando um funcionário não se sente valorizado pelo seu trabalho ele começa a ter menos motivação para oferecer um serviço excepcional. Se o funcionário sente-se explorado, pode prejudicar a clínica de diversas formas. Esse tipo de ambiente pode custar muito a qualquer clínica odontológica.
Brindes para festas, aniversários e datas especiais são pequenos investimentos que muitas vezes revertem quadros de insatisfação. Mas, se um funcionário estiver desmotivado e receber um brinde que não traduza o reconhecimento de sua importância para clínica, o efeito pode ser pior. Por isso cuidado para fazer algo que realmente tenha seu objetivo alcançado.
Clientes atuais
Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus clientes atuais são:
- Criar uma relação de confiança e amizade
- Fortalecer uma boa relação profissional
- Agradecer-lhe por escolher sua clínica
- Manter o tratamento de uma forma amigável e marcante
- Obter boas referências no mercado
- Aumentar o volume de indicações
- Satisfação acima do esperado
- Lembrança positiva da clínica
- Comentários positivos
- Fixar imagem e marca da clínica
Todos esses objetivos são atingidos se for tratado de forma objetiva e profissional. Existe uma linha tênue entre suborno e agraciamento. Saiba utilizar esses gestos de agradecimento em momentos escolhidos cautelosamente.
- O valor percebido deve ser apropriado para as circunstâncias
- O tipo de brinde deve ser apropriado à situação
- O tema do evento, as atitudes e os gostos dos receptores devem ser considerados.
Antes de começar a desenvolver uma ação desse tipo é importante observar alguns detalhes. O indicado é buscar informações necessárias para encomendar brindes que sejam adequados a cada situação. Por exemplo, se quiser enviar algo para aniversário do cliente, certifique-se de que ele ainda mora no mesmo local.
Clientes futuros
A razão que uma clínica possui para enviar um brinde a um possível cliente é o desejo em torná-lo seu futuro cliente. O caminho para tal objetivo é:
- Capturar atenção e ganhar visibilidade
- Expor o nome da clínica
- Mostrar o interessa da clínica em oferecer seus serviços
- Diferenciar a clínica de seus concorrentes
- Mostrar que a clínica pode servi-lo bem
- Demonstrar enorme vontade em agradá-lo
- Surpreendê-lo de uma forma positiva
- Conquistar sua simpatia
Para um cliente que a clínica não tenha relação comercial, a percepção é diferente e mais sensível. Tenha bom senso e prudência na hora de presentear.
Fornecedores e parceiros
Normalmente os fornecedores que enviam brindes para as clínicas. Mas em determinados casos, existem bons motivos para enviar brindes para fornecedores e parceiros.
- Mostrar admiração pelo fornecedor ou parceiro
- Agradecimento pelo excelente atendimento
- Construir e fortalecer parceria
- Ajudar a assegurar o tempo de entrega
- Fortalecer imagem da clínica
- Assegurar uma fonte de suprimento durante um período crítico
Em determinados casos dentistas trabalham em parceria com outros dentistas, através de indicações. É importante valorizar essa parceria constantemente. Por exemplo: Enviar um vinho no aniversário ou uma cesta de natal com um cartão de agradecimento pelas indicações.
Os fornecedores e parceiros vão sempre reagir de uma forma positiva. Esse tipo de atitude será observado como algo inesperado.
Muitos sorrisos!
*Sobre a Autora:
Graduada em Marketing pela UNESA; Experiência de 10 anos no mercado odontológico; Consultora de marketing; Desenvolve projetos de marketing sensorial para dentistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário