sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brindes Odontológicos– Saiba o momento certo de usá-los



Para definir o momento certo de distribuir um brinde, deve-se conhecer todos os benefícios que eles podem trazer. É importante analisar algumas categorias de receptores mais importantes.
Funcionários:
Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus funcionários são:
  • Produtividade acima do esperado

  • Melhor atendimento

  • Aumento da lealdade

  • Sorrisos alegres

  • Atitudes proativas

  • Menos reclamações

  • Desejo em continuar na clínica

É difícil especificar o VALOR monetário para cada uma dessas situações, mas o VALOR intangível será de grande importância para clínica e conseqüentemente para o cliente.
Quando um funcionário não se sente valorizado pelo seu trabalho ele começa a ter menos motivação para oferecer um serviço excepcional. Se o funcionário sente-se explorado, pode prejudicar a clínica de diversas formas. Esse tipo de ambiente pode custar muito a qualquer clínica odontológica.
Brindes para festas, aniversários e datas especiais são pequenos investimentos que muitas vezes revertem quadros de insatisfação. Mas, se um funcionário estiver desmotivado e receber um brinde que não traduza o reconhecimento de sua importância para clínica, o efeito pode ser pior. Por isso cuidado para fazer algo que realmente tenha seu objetivo alcançado.

Clientes atuais
Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus clientes atuais são:
  • Criar uma relação de confiança e amizade

  • Fortalecer uma boa relação profissional

  • Agradecer-lhe por escolher sua clínica

  • Manter o tratamento de uma forma amigável e marcante

  • Obter boas referências no mercado

  • Aumentar o volume de indicações

  • Satisfação acima do esperado

  • Lembrança positiva da clínica

  • Comentários positivos

  • Fixar imagem e marca da clínica

Todos esses objetivos são atingidos se for tratado de forma objetiva e profissional. Existe uma linha tênue entre suborno e agraciamento. Saiba utilizar esses gestos de agradecimento em momentos escolhidos cautelosamente.
  • O valor percebido deve ser apropriado para as circunstâncias

  • O tipo de brinde deve ser apropriado à situação

  • O tema do evento, as atitudes e os gostos dos receptores devem ser considerados.
Antes de começar a desenvolver uma ação desse tipo é importante observar alguns detalhes. O indicado é buscar informações necessárias para encomendar brindes que sejam adequados a cada situação. Por exemplo, se quiser enviar algo para aniversário do cliente, certifique-se de que ele ainda mora no mesmo local.
Clientes futuros

A razão que uma clínica possui para enviar um brinde a um possível cliente é o desejo em torná-lo seu futuro cliente. O caminho para tal objetivo é:
  • Capturar atenção e ganhar visibilidade

  • Expor o nome da clínica

  • Mostrar o interessa da clínica em oferecer seus serviços

  • Diferenciar a clínica de seus concorrentes

  • Mostrar que a clínica pode servi-lo bem

  • Demonstrar enorme vontade em agradá-lo

  • Surpreendê-lo de uma forma positiva

  • Conquistar sua simpatia

Para um cliente que a clínica não tenha relação comercial, a percepção é diferente e mais sensível. Tenha bom senso e prudência na hora de presentear.

Fornecedores e parceiros
Normalmente os fornecedores que enviam brindes para as clínicas. Mas em determinados casos, existem bons motivos para enviar brindes para fornecedores e parceiros.
  • Mostrar admiração pelo fornecedor ou parceiro

  • Agradecimento pelo excelente atendimento

  • Construir e fortalecer parceria

  • Ajudar a assegurar o tempo de entrega

  • Fortalecer imagem da clínica

  • Assegurar uma fonte de suprimento durante um período crítico

Em determinados casos dentistas trabalham em parceria com outros dentistas, através de indicações. É importante valorizar essa parceria constantemente. Por exemplo: Enviar um vinho no aniversário ou uma cesta de natal com um cartão de agradecimento pelas indicações.

Os fornecedores e parceiros vão sempre reagir de uma forma positiva. Esse tipo de atitude será observado como algo inesperado.

Muitos sorrisos!

*Sobre a Autora:


Graduada em Marketing pela UNESA; Experiência de 10 anos no mercado odontológico; Consultora de marketing; Desenvolve projetos de marketing sensorial para dentistas.

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