quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Montar ou não montar meu consultório dentário? Eis a questão!

Uma grande pergunta que aflige milhares de acadêmicos e recém formados de odontologia hoje em dia está estampada em nosso título e posso afirmar que se você está lendo este artigo provavelmente é ou foi a sua também.
O dia da formatura está se aproximando e a dúvida só aumenta. O cenário nas grandes metrópoles do Brasil parece desolador e muitos acadêmicos e colegas recém formados se vêem diante deste terrível impasse.
Em primeiro lugar o problema do Brasil não é o número de pacientes em falta ou dentistas em excesso, na verdade o que falta é acesso da população ao atendimento odontológico. O custo de um tratamento é pesado, por falta de politicas do governo no sentido de desonerar os insumos básicos para produção de material odontológico. Os itens importados são caros e na maioria dos casos impraticáveis a uma odontologia mais popular.
Mas ai vem a pergunta que não quer calar:
"E como no meio deste caos temos colegas se destacando de forma as vezes excepcional?"
Bem existem inumeras razões e entre algumas delas podemos destacar as caracteristicas emprendedoras listadas abaixo:

Comunicação 

Muito importante em qualquer momento da vida, uma comunicação segura e bem trabalhada vai garantir boa parte do sucesso do seu consultório, tanto no que diz respeito à comunicação com os funcionários como com fornecedores e até mesmo concorrentes: Tudo é possível de ser resolvido com uma boa conversa... Mas cuidado, comunicação é diferente de enganação. Não prometa o que não está habilitado a cumprir. . e não confunda marketing com propaganda, são conceitos diferentes.
Conhecer o ramo de atividade

A faculdade lhe deu embassamento técnico, mas não comercial. Sua experiência própria é tecnica o comercial na maioria dos casos está deficitário. Estude, procure informações antes de se aventurar a dar o primeiro cheque do equipo.
Existem diversos sites, informativos, livros e até entidades como o Sebrae que mesmo sem ser especifico para nossa classe nos dão boas noções de como começar um negócio.
Converse com outros colegas, mas filtre com muita paciencia as informações. Somente assim você poderá aproveitar e identificar oportunidades, sempre pesquisando nas melhores fontes, promovendo sua curiosidade por novos caminhos que levem ao progresso da empresa.

Liderança

Administrar é planejar, executar e controlar. Você precisará, muito mais do que ser um chefe, ser um líder, legitimando suas ordens e decisões para que o grupo trabalhe seguindo sempre os objetivos gerais da organização. Você vai precisar dar ordens, mas sempre que o empregado compreender, de forma transparente porque aquela decisão foi tomada, não ocorrerá nenhuma situação mais traumática, a ordem vai sair como algo natural e necessário. O Líder é um facilitador do trabalho do grupo e deverá também promover a união do mesmo.

Organização

O espaço físico ddo consultório, os documentos, as pessoas, o equipo, enfim, tudo aquilo que está interagindo para um objetivo final, seja um produto ou serviço, precisa estar bem ordenado, limpo, transmitir uma boa impressão ao paciente.
Todos os recursos da empresa precisam estar muito bem ordenados para otimizar o processo que leva ao produto final ou à prestação do serviço.
Saber lidar com riscos

Você vai se defrontar com situações muito arriscadas ao longo de sua vida como dentista. Não se assuste, os riscos estão presentes em todos os momentos e deverão ser enfrentados sempre com muito profissionalismo, conhecimento e pesquisa. não dê passos maiores que sua perna pode alcançar, conheça seus limites.

Planejamento

Imprevistos sempre podem acontecer, mas um bom planejamento estratégico, de curto e longo prazo, vai lhe proporcionar uma maior segurança, você vai estar melhor amparado, principalmente se você destinar uma reserva mensal para contingências, para situações não previstas.
Crie o seu plano, coloque no papel todas as suas idéias já a partir do momento em que decidiu optar por abrir um negócio próprio. Inclua no seu planejamento estratégico itens, informações tais como:
Tipo de serviço que irá prestar, determinando assim o seu nicho. Exponha no papel várias idéias, converse com colegas, escute o mercado , o bairro , faça pesquisa, tente observar várias razões práticas e pessoais que justifiquem a sua escolha;

Local onde você desenvolverá suas atividades: em muitos consultorios e clinicas que prestamos consultoria, a primeira grande sacada deve-se a escolha do ponto é um dos principais fatores do sucesso, sempre aliado a um ótimo atendimento. É muito importante estar onde está o seu cliente . Verifique todos os detalhes, como, por exemplo, se o ponto tem fácil acesso, se tem estacionamento, segurança. Procure verificar na Prefeitura ou com os moradores se existe alguma obra prevista para aquela região. Analise também se a dimensão do ponto atende às necessidades da sua atividade, verifique as instalações elétricas e hidráulicas, veja quais reformas serão necessárias e qual a periodicidade de obras de conservação.

Seus consumidores, qual o seu mercado consumidor potencial. Faça pesquisas que lhe informem vários dados estatísticos dos moradores do bairro, ou mesmo da cidade e estado onde você iniciará suas atividades, principalmente no que diz respeito à idade, sexo, renda, grau de instrução. Utilize questionários, faça entrevistas, analise o ambiente. Converse também com parentes e amigos, fornecedores e até mesmo com concorrentes;

Concorrentes, busque informações nos seus concorrentes; faça uma análise detalhada de seus produtos e serviços, verifique suas qualidades, anote possíveis defeitos, veja como você pode fazer melhor, crie diferenciais.

Avaliação de todas as possibilidades de fornecedores, faça um catálogo com o maior número possível de informações sobre todos os fornecedores de produtos ou serviços ligados ao seu ramo de atividade.

E tenha sempre em mente que uma boa ideia não quer dizer necessariamente um bom negócio.
Algumas dicas finais para que seu consultorio destaque-se na vastidão de consultórios e clinicas de odontologia do Brasil:

•Trate seu consultório como um empresa
•Respeite e separe seu dinheiro do dinheiro da empresa
•Mantenha uma administração competente
•Motive e incentive sempre sua equipe
•Trate bem seus clientes, atendimento é tudo em nossa profissão.
•Seja honesto, você pode perder alguns clientes, mas ganha repeito e notoriedade com esta postura e a recompensa virá.
•Ninguém nasce empreendedor, esta característica pode e deve ser aprendida e aperfeiçoada a cada novo dia.
•Seja excelente tecnicamente, mas aprenda noções de administração, marketing e gestão.
•Seja humilde e quando não souber e/ou não tiver tempo contrate alguem que te auxilie a fazer ou faça por você.
Um grande abraço e boa sorte....

Sobre o autor: Marcos Antonio Rocha é Cirurgião Dentista, Pós Graduado em Administração de Empresas, Consultor em Marketing e Gestão em odontologia e autor de vários outros artigos sobre Marketing e Negócios . Entre em contato:rocha@apcd.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário