Este foi o tema de um debate virtual do último fórum de marketing e mídia que participei. No dia a dia nos deparamos com várias situações de absoluto imediatismo, coisas do tipo: “Você trabalha com marketing? Então quero fazer uma propaganda que em três meses meu consultório triplique a quantidade de pacientes”. Partindo do pressuposto que marketing não envolve só propaganda ou que a propaganda é apenas um composto do marketing, já temos aí um grande problema: A falha de conceitos ou ainda de “pré–conceitos” já estimulados na fase de criação do processo de marketing. Não vou aqui colocar as definições da amplitude do marketing, prefiro estimular você a ler os outros artigos desse site que viabiliza esse tema.
Então você pergunta: Como afinal chegarei ao resultado esperado para atingir esses pacientes? A resposta é a que mais gosto: Depende! O marketing pode ser usado de várias formas, como mecanismo para definir qual seu público alvo, definir preços, promoções, divulgar através de publicidade ou propaganda. Mas tem uma função que é essencial nisso tudo, a longevidade de sua marca.
Vários clientes de agências publicitárias querem retorno imediato das ações de suas campanhas, mesmo que essas sejam verdadeiras atrocidades. Num primeiro momento as pessoas se recordam por serem taxadas de ridículas, mas mesmo assim lembram da marca, daquele comercial estampando os atributos dos glúteos do elefante, da mulher pouposa entre outras. Esse é o momento da mídia em que vivemos, seja ela televisiva, impressa ou web. O que preocupa os publicitários é até quando a população irá engolir isso, até quando essas empresas irão durar, visto que suas campanhas podem e vão ser associadas à qualidade de seu produto.
Então, venho trazer um alerta as clinicas que queiram fazer uma divulgação em massa. Leiam atentamente ao Código de Ética Odontológica em seu capítulo XIV seção I, lá esta tudo o que pode – quase nada – realizar em uma campanha publicitária de sua empresa, seja ele anúncio, propaganda ou publicidade. Não se deixe influenciar por falsos “marketeiros” que dizem fazer o impossível para conseguir clientes. Pense no seu nome, na marca de sua empresa, onde e como você quer ser lembrado daqui a 5 ou 10 anos. Não se deixe enganar por clinicas que estão abarrotadas de clientes nas cadeiras conseguidos através de propagandas enganosas que prometem qualidade à tão baixo custo que, sem ter o mínimo de controle de rentabilidade faz com que o giro do dinheiro seja grande, mas não garante o lucro desejado, baixando a qualidade dos materiais aumentando o tempo de tratamento.
Prefiro e recomendo o Endomarketing, forma mais criativa e eficaz que aliada ao Marketing de Relacionamentos ajudam você a ter uma equipe altamente engajada nos seus ideais e garante uma clientela fiel e que recomenda seus serviços à sua e às próximas gerações.
Rafael Catani Sartori
•Administrador de Empresas - UTFPR
•MBA Executivo – Gestão Empresarial. Naippe - USP
•Gestão e Marketing em Odontologia – UnicenP - PR
•Consultoria e Assessoria em Odontologia
•Consultor Máster da Dentes & Números – Odontologia Extrabucal
Fone: (41)9995-4408.
Mail: rafael@dentesenumeros.com
"A boa Administração,acima de tudo, é uma questão de sabedoria"
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