terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gestão Financeira: Registros fiscais e gerenciais em consultórios

O Dentista com uma visão mais atual e que pretende continuar inserido num mercado cada vez mais competitivo deve encarar sua atividade profissional de forma mais ampla e gerencial.

A “Odontologia Extra Bucal” requer cada vez mais conhecimentos e padronizações nesta área. Fazer o livro caixa como mecanismo de controle gerencial e estratégico é fundamental para que a atividade profissional possa ser realizada e direcionada para a maximização de resultados.

O livro caixa é o controle financeiro onde são registradas todas as receitas (entradas) e despesas (saídas) necessárias para a manutenção de sua atividade profissional liberal. Saber quanto está custando ser Dentista, ou seja, saber quanto entra, quanto sai, de onde vem e para onde vai é um conceito básico, mas que se torna indispensável para definição de metas visando crescimento profissional e autodesenvolvimento.

Dentro de uma visão tributária a escrituração das despesas serve como importante redutor dos valores a serem acertados com a Receita Federal no momento da entrega da Declaração do IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física. O livro caixa fiscal utilizado no momento da elaboração do imposto de renda, encontrado em qualquer papelaria, pode ser organizado pelo próprio profissional, ou sua secretária, e basicamente deve relacionar mensalmente o dinheiro gasto para a manutenção da “empresa” e recebido pelo profissional. A Receita Federal não exige que este livro seja registrado oficialmente e somente exige que ele seja guardado com toda documentação comprobatória (recibos e/ou notas fiscais com nome do consumidor, endereço e dados da empresa que forneceu o produto /serviço, etc) por um período de cinco anos.

No livro caixa deve conter despesas como: pessoal (salário e encargos de funcionários/colaboradores como secretárias e auxiliares), prediais (aluguel, contas de energia, telefone, aluguel e condomínio) e outras como serviços de laboratório, materiais de escritório e limpeza, materiais odontológicos, seguros, manutenção preventiva e corretiva, marketing, ETC.

Quando analisamos sobre o ponto de vista de deduções na declaração de imposto de renda podemos perceber sua importância. Sua importância é a mesma que a de despesas como educação, saúde e dependentes.

Usando a terminologia aplicada na declaração de rendimentos, a base de cálculo do imposto é o valor do rendimento bruto subtraído das deduções descritas acima e previstas em lei. Estas despesas podem ser consultadas no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

O IRPF não permite deduzir todas as despesas que formam os custos totais para a manutenção de uma empresa prestadora de serviços de saúde bucal (consultório/clínica). Que pena! Nestes casos incluem-se despesas como transporte (combustível, táxi, manutenção do veículo), despesas sem comprovante fiscal, despesas com funcionários sem vínculo empregatício entre outras. Esta é basicamente a diferença que existe entre livro caixa fiscal e livro caixa gerencial.

O livro caixa gerencial (controle interno) serve para o profissional ter uma idéia e capacidade de avaliação mais próxima da realidade do fluxo de caixa da sua empresa/consultório.

Neste caso como foi explicado anteriormente, todas as despesas que a empresa tem, mensalmente são relacionadas neste livro (ou relatório), que nada mais é do que uma complementação do livro caixa fiscal. Saber relacionar estas despesas ainda é uma grande dificuldade do Dentista.

Gestão de custos, relação custo benefício, melhora da performance financeira, cálculo de custos profissionais são algumas das vantagens adquiridas quando este protocolo de modelo de gestão é realizado.

O cenário mundial sofreu mudanças e transformações. Estamos atualmente na Era da Informação. Nesta era temos mudanças rápidas e a competitividade tornou-se intensa e necessária. O conhecimento passa a ser tão importante quanto o capital financeiro.

Absorver estas informações e desenvolver o capital humano e intelectual são sem dúvida os caminhos para se melhorar nossa qualidade de vida e da prestação dos nossos serviços de Saúde Bucal. Então mãos a obra e até mais...

Flavio Alves Ribeiro - CD
Professor Universidade Tuiuti do Paraná
Gestão e Consultoria em Odontologia
E-mail: dentesenumeros@terra.com.br

47 comentários:

  1. acho muito interessante e pratico para muitas funcoes que requerem tempo ,portanto facilita o desempenho e o tempo

    ResponderExcluir
  2. Achei prático, assim fica bem mais organizado,melhora a qualidade do trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Nossa maravilhoso, assim é muito prático.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, achei muito prático,assim fica muito mais organizado.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante mesmo para o bom funcionamento na administração de finanças do consultório

    ResponderExcluir
  6. Gostei ,muito importante para nosso desenvolvimento, conhecimento e tc

    ResponderExcluir
  7. muito importante na area de administração

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante ,e muito importante. Gostei

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito !achei muito importante para nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Maravilha! assim fica muito mais pratico. Obrigaada

    ResponderExcluir
  11. Eu amei eu conseguir tirar minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  12. Achei muito práctico e de muita importancia

    ResponderExcluir
  13. Muito importante para o nosso conhecimento

    ResponderExcluir
  14. Gostei, assim fica mais prático e fácil, para podermos administrar às entradas e saídas de um consultório (despesa com materiais, aluguel, recebimentos de serviços prestados...)fica tudo organizado

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse conteúdo explica certinho

    ResponderExcluir
  16. Gostei,isso vai ajudar aprimorar meus conhecimentos

    ResponderExcluir